O Governo convocou uma série de conversas construtivas entre sindicatos e representantes de negócios. Com base no resultado dessas discussões, o Governo irá agora avançar sobre a questão das proteçãos de despedimento injustas no projeto de lei dos Direitos de Emprego para garantir que ele possa alcançar a Anotação Real e manter o prazo de entrega publicado pelo Governo.
Isto significará entregar os direitos de um dia de licença de paternidade e salário de doença em abril 2026 além de lançar a Agência de Trabalho Fértil. As reformas para beneficiar milhões de trabalhadores, incluindo alguns dos trabalhadores mais pagos, seriam significativamente atrasadas se o projeto de lei não atingir a sanção real de acordo com o nosso horário de entrega. As empresas também precisam de tempo para se preparar para o que são uma série de mudanças significativas.
As discussões concluíram que a redução do período de qualificação para despedimento injusto 24 meses para 6 meses (embora mantendo a proteção existente no primeiro dia contra discriminação e motivos injustos para demissão) é um pacote viável. Isso beneficiará milhões de trabalhadores que ganharão novos direitos e oferecerão aos negócios e empregadores muita clareza necessária. Para reforçar mais estas proteçãos, o Governo comprometeu- se a garantir que o período de qualificação para despedimento injusto só pode ser variado pela legislação primária e que o limite de compensação será levantado.
Como resultado dessas conversas construtivas, apresentação das emendas necessárias, e um compromisso pelo governo com um processo robusto para garantir uma consulta e discussão completa, justa e transparente sobre o detalhe e aplicação da lei secundária, negócios e sindicatos concordam que o projeto de lei pode progredir. Isto permitirá ao Governo realizar as consultas e implementação necessárias em consonância com o seu cronograma e compromissos de manifesto para fazer o trabalho pagar.
O Governo ficou satisfeito em facilitar essas discussões e dar um exemplo dos benefícios de trabalhar juntos, e permanece empenhado em continuar a envolver- se com sindicatos, empresas e empregadores para melhorar a vida profissional, apoiar empresas e, vitalmente, proporcionar crescimento econômico e boa criação de emprego. O Governo está particularmente ciente da necessidade de apoiar as pequenas empresas na adoção eficaz dessas alterações. Diálogo construtivo e consulta completa com os negócios, empregadores e sindicatos continuará além da aprovação do projeto de lei.